quarta-feira, outubro 16, 2013

reino animal

Você está aquiMundo EducaçãoBiologiaSeres VivosReino Animalia
Reino Animalia 
Alguns animais vertebrados.
O Reino Animalia abriga mais de um milhão de espécies, habitantes dos mais diversos ambientes, de formas e tamanhos variados. Existem aproximadamente 35 filos neste reino, com seus representantes eucarióticos, multicelulares e de nutrição heterotrófica, ingerindo seus alimentos. Apenas no Reino Animalia é que são encontrados os tecidos muscular e nervoso, embora não estejam presentes em todos as espécies. 

Acredita-se que este grupo tenha surgido a partir de colônias de protistas flagelados, semelhantes aos coanócitos, encontrados nas esponjas. 

Estes indivíduos, cuja maioria tem estrutura corporal simétrica, podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada, sendo a primeira a mais comum. A partir da fecundação dos gametas, desenvolve-se a blástula que, ao longo do desenvolvimento embrionário, dá origem a tecidos e órgãos. 

O sistema digestório pode ser incompleto ou completo, sendo que no primeiro caso existe apenas uma abertura para a entrada de alimentos e eliminação de resíduos. O transporte de substâncias pode se dar por difusão ou pelo sistema circulatório. Este, quando denominado aberto, cujo fluido é denominado hemolinfa, possuem vasos com extremidades abertas. Quando é do tipo fechado, o transporte de substâncias se dá pelo sistema circulatório, por meio de vasos sanguíneos. A respiração pode ser cutânea, branquial, pulmonar ou traqueal; e a eliminação de metabólitos se dá por sistemas especializados, exceto no caso dos poríferos e cnidários. 

Animais podem ser divididos em invertebrados e vertebrados. Entretanto, esta divisão tem apenas caráter didático. 
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Artigos De "Reino Animalia"

  1. Responder

Sem comentários:

Enviar um comentário